sábado, 7 de março de 2009

BENTO XVI AGRADECE AO CARDEAL FRANCIS ARINZE PELA SÃ DOUTRINA


(7/3/2009) Concluíram-se na manhã deste sábado no Vaticano os exercícios espirituais para a Quaresma guiados pelo cardeal Francis Arinze na capela Redemptoris Mater, na presença do Papa e da Cúria Romana.As meditações do prefeito emérito da congregação para o culto divino e a disciplina dos sacramentos tiveram como tema “o sacerdote encontra Jesus e segue-o. Na conclusão desta semana de retiro espiritual o Papa manifestou o seu caloroso agradecimento ao cardeal Arinze, que centrou a ultima meditação na visão cristã da vida eterna.

“É uma das lindas funções do Papa dizer muito obrigado. Neste momento, em nome de todos, quero dizer de coração a vossa Eminência muito obrigado por estas meditações que nos proporcionou, e nos guiou, iluminou, ajudando a renovar o nosso sacerdócio . A sua não foi uma acrobacia teológica, não ofereceu acrobacias teológicas, mas deu-nos a sã doutrina, o bom pão da nossa fé…a Palavra de Deus que nos dá o verdadeiro alimento.

A sua pregação está permeada de Sagrada Escritura, com uma grande familiaridade com a Palavra de Deus lida no contexto da Igreja e com a Igreja viva, dos Padres até ao Catecismo da Igreja Católica, e sempre contextualizada na liturgia..
Portanto – acrescentou o Papa – não uma teologia abstracta mas uma teologia marcada por um são realismo.

Bento XVI comentou depois os temas das meditações iniciadas com a historia dos primeiros discípulos que pedem a Jesus: Mestre onde é que moras? E o Senhor que responde: Vem e vê.

“Para ver devemos ir, devemos caminhar, seguir Jesus: Jesus precede-nos sempre e somente indo e seguindo Jesus podemos também ver.

Você mostrou-nos onde mora Jesus, onde está a sua casa: na sua Igreja, na sua Palavra, na Santíssima Eucaristia. Obrigado Eminência, por nos ter guiado: Com novo impulso, com nova alegria retomamos o caminho para a Páscoa. Desejo a todos uma boa Quaresma e uma boa Páscoa.