quarta-feira, 18 de julho de 2012

LEVAR EM SI MARIA

Mãe do Bom Conselho

Nunca saias de casa, nunca faças uma visita sem dizer esta pequena oração:
“Minha querida Mãe, vem e vive em mim!"

LEVAR EM SI MARIA


Pe. Júlio Maria De Lombaerde
Era ainda muito cedo. Abrindo um livro piedoso, que uma pessoa
distraída – talvez voluntariamente – deixara na sala de visitas, encontrei
estas linhas, tão curtas e tão cheias de sentido e de vida
sobrenatural.
Leva em ti Maria;
Em redor de ti irradie Maria;
Dá a todos Maria!
Não sei o que se passou em minha alma, no meu coração, em todo o
meu ser. Depositei o livro; uma lágrima, - perdoem-me esta sensibilidade
– uma lágrima ardente queimou-me as pálpebras e as faces... E
escondendo a cabeça nas mãos, afastei-me sem demora: Mas, durante
todo o dia, ia repetindo:
Ó Maria!
Deixa-me levar-te em mim;
Deixa-me irradiar-te, em redor de mim;
Deixa-me dar-te a todos que se
aproximam de mim!
Oh! querida alma, nós que almejamos amar ardentemente nossa terna
Mãe, repitamos muitas vezes durante o dia esta pequena oração, tão
curta, tão penetrante e decerto, tão agradável a Maria.
Levar em si Maria, é não possuir todas as virtudes de Maria, mas
trabalhar para adquiri-las. É imitar a criança a quem se dá uma santinha:
aperta-a sobre o coração, beija-a com efusão e depois a leva para sua
mãe, com cuidado, receosa que se amarrote.
Não podemos, de certo, receber o corpo de Maria Ssma. como
recebemos o corpo de Jesus Cristo, mas, na sagrada comunhão,
recebendo a Jesus Cristo, não é verdade que recebemos um pouco de
Maria? Qualquer coisa de Maria? Este divino alimento de nossa alma,
não é ele formado do sangue de Maria? Caro Christi, caro Mariae, diz
Sto. Agostinho.
Levando em nós a Jesus, levamos, pois, a Maria. Jesus e Maria
são inseparáveis. Não procureis em outro lugar o divino Filho da Virgem,
senão nos braços de sua mãe; é lá o lugar d’Ele, o seu trono, o seu céu.
Levar em si Maria, é pois aproximar-se muitas vezes e com devoção
da Sagrada Mesa Eucarística; e durante o dia lembrar-se o mais possível
deste ato solene. É unir-se a Maria, - e com ela adorar a Jesus, -
trabalhar para Jesus, numa palavra, é viver com ela da doce vida de
intimidade.
Ó Maria, deixa-me levar-te em mim!
Irradiar Maria, em redor de si, é possuir algumas das virtudes de
Maria, tão doces, tão atraentes, tão praticáveis para todos.
Na contrariedade e na provação: é ficar calmo e paciente.
No abatimento: é conservar-se amável e sorridente.
No aborrecimento: é apresentar-se prestável e manso.
Para todos que nos cercam, é ter pronto:
- este sorriso dos lábios, que atrai;
- esta palavra de coração, que dilata;
- este gesto de benevolência, que acalma e anima;
- esta conversação, que eleva, sobrenaturaliza e faz dizer:
Oh! como ele é bom!
Tem-se dito de Maria Santíssima que ela era o ostensório de Jesus!
Possam dizer de nós que somos o ostensório de Maria.
O ostensório serve para conter, mostrar e fazer resplandecer a Jesus
escondido, escondido na Sagrada Eucaristia. O esforço de uma alma
devota da Santíssima Virgem deve ser de conter, de mostrar e de fazer
resplandecer a Virgem Santa, pela imitação de suas virtudes. Ó Maria,
deixa-me irradiar-te em redor de mim!
Dar Maria a todos que se aproximam de si. O certo, não é dizer-
lhes: eu venho dar-te Maria, mas é ter simplesmente o desejo e a
vontade firmes e atuais de fazer amar a Virgem Santa.
Nunca saias de casa, nunca faças uma visita sem dizer esta pequena
oração: “Minha querida Mãe, vem e vive em mim!”
Talvez que não o saibam, mas em hora oportuna, a Mãe de Jesus
servir-se-á de ti, agirá por ti, dar-se-á por ti.
Tu darás Maria a todos, que te cercam, às vezes sem sabê-lo e sem
os outros conhecê-lo.
Passarás, como Jesus, fazendo o bem, fazendo amar a Virgem
Imaculada. E como Maria também amar-te-á! Como ela te conduzirá a
Jesus!
Tu deste Maria aos homens; Maria te dará a Jesus!
__________________

Comentário de Sacralidade
O texto acima, do Pe. Júlio Maria De Lombaerde, foi publicado na
Voz de Nazareth, nº 67, em julho de 1918, e até hoje conserva atualidade
e encanto. Intenso desejo desperta nos corações marianos. Toma logo a
forma de indagação: quando virá o tempo em que por toda a parte se
multiplicarão essas almas-ostensório? Sem saber o dia e a hora, com
certeza desde agora podemos dizer, como David, "Esperei no Senhor
com toda a confiança e Ele se inclinou para mim": Exspectans exspectavi
Dominum et intendit mihi (Sl 39, 2).
_________
Artigos relacionados:
Dr. Plinio correlacionou as práticas interiores da espiritualidade montfortiana com a Contra-Revolução – Plinio Corrêa de Oliveira – 09 abril 2010
Valioso meio de santificação que a escola espiritual mariana utiliza nos combates da vida interior – por Mons. José Luiz Marinho Villac.