quarta-feira, 9 de julho de 2014

Textos raros no Hesicasmo e oração de Jesus


Esicasta oração: a invocação do nome de Jesus

1-a invocação de Jesus pode ser feita de várias maneiras. Todos podem encontrar a forma mais fácil em oração pessoal, mas qualquer fórmula é usada, o coração e o coração de invocação será o nome do Santo, a palavra "Jesus", no qual reside toda a força da invocação.

2-o nome de que Jesus pode ser invocado sozinho, ou em uma sentença mais desenvolvido. No Oriente, a frase mais comum é: "O Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tenha piedade de mim, um pecador." Mas você poderia dizer: 'Jesus Cristo' ou 'Senhor Jesus'. A invocação pode ser reduzida para a palavra "Jesus".

3-o último, ou seja, o nome de Jesus, é o modelo mais antigo de seu nome de tela.
É o mais curto e o mais fácil e, acreditamos, o mais fácil. Então, sem depreciar outras formas, podemos sugerir o uso da palavra "Jesus".

4-então, quando falamos da invocação do nome, queremos dizer a repetição freqüente e devota de mesmo nome, "Jesus", sem outros acréscimos. O nome sagrado é oração.

5-o nome de Jesus pode ser silenciosamente dá ou pensamento. Em ambos os casos, há uma invocação do nome: o primeiro, puramente oral déficit no segundo. Esta oração promove uma transição fácil do oral à oração mental; repetição oral do nome, se é lento e pensativo, faz com que se trata de oração mental e prepara a mente para contemplar.

6-a invocação do nome pode ser praticada em qualquer lugar, a qualquer momento; Podemos dizer o nome de Jesus nas ruas, onde trabalhamos, na nossa sala, igreja, etc. Pode repetir o nome enquanto caminhamos. Além desta utilização gratuita do nome, não determinado ou limitado por qualquer regra, coisa boa é estabelecer um tempo e um lugar para uma chamada normal do nome.
Quem é avançado por esta forma de oração pode fazer sem essas adaptações, que são uma condição necessária para iniciantes.

7-se queremos dedicar algum tempo cada dia para a invocação do nome (além da oração livre que deve ser feito tão freqüentemente quanto possível), devemos seguir a regra de prática, circunstâncias que permitem, em um lugar solitário e quieto. - Quando orares, entra no segredo de seu quarto e feche a porta, Então reza ao teu pai que está em oculto . "Posição do corpo não importa: você pode andar, sentar, ficar deitado ou de joelhos. A melhor posição é aquela que leva a maior quietude física e concentração interna. A posição de expressar humildade e adoração dá mais ajuda.

8-antes da invocação do nome de Jesus ficar em paz consigo mesmo e pergunta a inspiração e orientação do Espírito Santo. "Ninguém pode dizer que Jesus é o senhor, mas pelo Espírito Santo." O nome de Jesus nunca pode penetrar no coração que não está cheio de purificação chama sopro do espírito. O mesmo espírito habitará em nós a vontade e o nome do filho.

9-para isto. simplesmente ponto começa; para andar você deve dar o primeiro passo. para nadar, você deve jogar na água. O mesmo acontece para a invocação do nome. Principia a respeito de adoração e amor, preso a ele, pronuncialo com freqüência. Não acho que a invocar o nome, acha que só a Jesus. Diga o nome dele, suavemente, suavemente, calmamente.

10-um erro que é comum a todos os iniciantes é o desejo de envolver a invocação do Santo nome em uma profunda e intensa emoção, tentar pronunciá-lo com muita força. Mas o nome de Jesus não é para ser gritado, ou formulado com violência, mesmo que o Interior. Quando Elias foi ordenada que perante Jeová, provocou um grande e forte vento, mas o senhor não estava no vento; e depois o vento veio o terremoto, mas o senhor não estava no terremoto. e depois do terremoto um fogo, mas o senhor não estava no fogo. Depois do incêndio foi uma voz moderada. E foi assim que quando Elias ouviram a escondeu seu rosto no manto e saiu e ficou em adoração.
O esforço extenuante e buscando um estado de tensão não ajudaram. Na repetir o nome sagrado, ficar em silêncio, pouco a pouco, seus pensamentos, seus sentimentos, sua vontade em torno dele: remarcar nele todo o seu ser. Deixe o nome penetrar sua alma, como um incêndio se espalha e impregna a um pedaço de pano. Não permitir que qualquer parte de você está distraído, faça seu ser receptivo e coloque-o com o nome.

11 – mesmo durante a invocação do nome, a sua repetição oral não deve ser continuada; o nome pronuncia-se deve ser parado e atrasado por segundos ou minutos de silêncio e concentração de pausa. A repetição do nome pode ser comparada com o bater das asas com que a ave se levanta no ar.
Assim, a alma, agora no pensamento de Jesus e encheu a memória dele, pode impedir a repetição dos nomes e o resto em nosso senhor.
Repetição vai ser tiro, quando outros pensamentos ameaçam expulsar o pensamento de Jesus; Então a invocação vai começar de novo a fim de obter mais vigor fresco.

12-repetição faz a invocação enquanto você quer ou pode. Oração vem naturalmente interrompida por fadiga; Não tente insistir. Mas ricominciala novamente quando e onde você está estacionado. Naquela época você vai ouvir o nome de Jesus para seus lábios espontaneamente e permanecem quase constantemente presente que acalma a mente e silenciosamente. Até mesmo seu sono irá ser empacotado pelo nome e lembre-se Jesus. «Eu durmo, mas meu coração dia dos namorados» (Cântico dos cânticos).

13-quando estamos empenhados na invocação do nome, é natural que você espera e insiste para receber algum resultado tangível ou positivo, ou seja que nós estabelecemos um contato real com a pessoa de nosso Senhor: ' se eu apenas pudesse percorrer com seu manto estarias curado» (Matteo, 9-21). Esta experiência encantada é o apogeu da invocação do nome do que você quer. «Eu não vou soltar, se eu não abençoe». Mas é preciso evitar uma espera muito inquieta para tal experiência: emoção religiosa pode facilmente tornar-se uma questão de mascaramento de um perigosa luxúria e paixão. Não pensamos em tudo que passar algum tempo na invocação do nome sem 'tentar' algo, tanto tempo gasto e o esforço foi infrutífera; pelo contrário, esta oração aparentemente estéril pode ser mais agradável para momentos de Deus de Rapture, sendo livre de cada busca egoísta da alegria espiritual. É a oração de vontade pura, nua. Temos de continuar a fazer todos os dias um tempo predeterminado e ajustar ao seu nome de tela, mesmo se parece-nos que esta oração Deixe seco e frio. Este cuidado exercício da vontade, esta vigília calma no nome não pode deixar de nos trazer força e bênção.

adição de 14 - in, a invocação do nome raramente nos deixa em um estado de seca. Aqueles que têm alguma experiência disso concordam que muitas vezes é acompanhada de um clima de alegria, calor e luz. Um tem a impressão de mover-se e andar na luz. Nesta oração, não há nenhum peso ou fadiga ou estresse. "Teu nome é como ungüento derramado etc. Trascinami, corremos atrás de ti» (Cântico dos cânticos).
Um monge da Igreja Oriental
Fonte: digilander